Museu da Indústria: espaço que preserva a história e inspira o futuro no Ceará
O Museu da Indústria reúne mais de cinco séculos de transformações no modo de produzir, trabalhar e inovar no Ceará
Inaugurado em 2014, a partir de uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (Sesi) e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), O Museu da Indústria nasceu com a missão de valorizar e preservar as memórias da industrialização cearense, registrando mais de cinco séculos de transformações no modo de produzir, trabalhar e inovar no Estado.
Localizado em um prédio histórico do século XIX, construído em 1872, durante o Império de Dom Pedro II, no Centro de Fortaleza, o equipamento cultural, conforme o gestor do local, Luís Carlos Sabadia, recebe cerca de 30 a 40 mil visitantes por ano, entre o público em geral, trabalhadores, alunos de escolas e universidades, bem como outras comunidades.
O local possui um acervo com documentos e objetos que contam a história da indústria no Ceará, possuindo, inclusive, uma biblioteca que reúne mais de 800 títulos catalogados.
Esse acervo, segundo Luís, “sustenta exposições, pesquisa e atividades educativas”, e busca transmitir “que a indústria não é apenas máquinas antigas e chaminés, mas um elemento estruturante da sociedade e economia cearense”.
“Quem buscar entender esse legado terá uma facilidade maior de pensar o futuro e temas como tecnologia, sustentabilidade, economia criativa”, comenta.
O gestor acrescenta ainda que o equipamento tem funcionado como um “museu vivo”, sempre em transformação: “Não trabalhamos com exposições permanentes. A alternância de temas é fundamental para nossa longevidade e permanência na memória do público.”
Ele conta, entretanto, que todas as mostras permanecem disponíveis para o público em formato 3D, no site do museu. Entre as que mais marcaram os visitantes, Luís cita a “Carnaúba – Árvore da vida” e “Caminhos do Café no Ceará, ambas revelando como o trabalho e a inovação moldaram a identidade do estado.
Museu da Indústria: Como visitar
As visitas ao equipamento podem ser realizadas de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos, de 9h às 13h. Ele funciona como um espaço expositivo, educativo, de pesquisa, com programação cultural e de eventos. Lá podem ser agendados passeios, cursos e oficinas.
Serviço
O que: Museu da Indústria
Onde: Rua Doutor João Moreira, 143 – Centro, Fortaleza–CE
Quando: Terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos, de 9h às 13h