Sesi/Senai Ceará: educação, inovação e transformação para a indústria e a sociedade
As instituições possuem seis unidades no Estado e atuam de modo a promover o desenvolvimento humano e impulsionar a inovação
Com cerca de oito décadas de atuação no Ceará, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Social da Indústria (Sesi) formam um dos pilares mais robustos do sistema da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).
Sob a liderança do presidente Ricardo Cavalcante e gestão do diretor regional e superintendente Paulo André Holanda, as duas instituições, que possuem seis unidades, sendo três em Fortaleza (Centro, Parangaba e Barra do Ceará), e as demais em Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte, caminham lado a lado no propósito de fortalecer a indústria, promover o desenvolvimento humano e impulsionar a inovação no Estado.
Sesi Ceará: saúde, educação e qualidade de vida para os trabalhadores
Desde 1948 no Ceará, o Sesi tem como missão promover saúde, segurança, qualidade de vida, educação e inovação para a indústria cearense e os seus trabalhadores.
Na área educacional, a instituição possui destaque nacional, sendo uma das pioneiras na implantação do Novo Ensino Médio no Brasil, e atende cerca de 6.500 alunos da educação básica, do ensino fundamental ao médio, utilizando a metodologia STEAM, que integra ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática no processo educacional.
Nos locais, os alunos possuem acesso a um ensino bilíngue, conectam-se com o mundo do trabalho, são incentivados a exercer o protagonismo, a criatividade e o bom convívio social, por meio da Cultura Maker, e são levados a torneios regionais, nacionais e internacionais com trabalhos de robótica.
Educação Sesi Ceará: destaques
- 500 alunos matriculados na educação básica (2025)
- Ensino bilíngue (português e inglês)
- Metodologia STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática)
- Cultura Maker e robótica educacional
- Certificação internacional Microsoft Showcase School
- Parcerias com governo, prefeituras e empresas para EJA e robótica
As escolas do Sesi, inclusive, receberam neste ano a certificação Microsoft Showcase School, o que representa a inserção em uma rede global de instituições que se destacam pelo uso inovador da tecnologia na educação, focando no protagonismo do aluno e na promoção de ambientes de aprendizagem imersivos, inclusivos e voltados para o desenvolvimento de competências essenciais para o futuro.
Outro ponto de destaque do Sesi é que ele atua na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em parceria com empresas e governos, ampliando o acesso à formação e à cidadania, e presta assessoria educacional para municípios interessados em implementar projetos de robótica e Cultura Maker.
Na área da saúde, as Clínicas Sesi oferecem atendimento médico em diversas especialidades, como cardiologia, clínica médica, ginecologia, nutrição, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria, psicologia, urologia e psiquiatria, exames e vacinação, além dos serviços de pré-natal. Tudo disponibilizado tanto para trabalhadores da indústria quanto para a comunidade em geral.
A promoção da qualidade de vida também ocorre por meio da oferta de aulas de musculação, pilates, hidroginástica, natação, crossfit, beach tennis, futebol e voleibol, entre outras, além de ginástica laboral dentro das empresas.
Na inovação, por sua vez, o Museu da Indústria, em Fortaleza, preserva cinco séculos da história industrial cearense, unindo memória, inovação e tecnologia em exposições que mostram o passado, o presente e o futuro.
Já em Maracanaú, o Centro de Inovação do Sesi (CIS) desenvolve soluções para saúde e segurança do trabalho, fortalecendo a cultura de prevenção e contribuindo para reduzir acidentes e melhorar o bem-estar nas indústrias.
Centro de Inovação do Sesi (CIS) – Maracanaú
- Pesquisa aplicada em saúde e segurança do trabalho
- Soluções personalizadas para indústrias
- Projetos de prevenção e redução de acidentes
- Desenvolvimento de tecnologias para bem-estar do trabalhador
Senai Ceará: formação e inovação para a indústria do futuro
Fundado em 1943, o Senai é reconhecido como o maior complexo de ensino profissionalizante da América Latina. No Ceará, a instituição está presente nas mesmas seis unidades onde atua o Sesi e conta com mais de 315 laboratórios dedicados a testes, simulações industriais, automação e certificação de produtos.
Com cursos, atualizados de acordo com as necessidades do setor industrial, nas áreas de alimentos e bebidas, automação, construção civil, eletroeletrônica, energias renováveis, mecânica automotiva, costura e vestuário, tecnologia da informação, entre outros, os alunos do Senai possuem alta empregabilidade dentro das empresas, pois, de acordo com a instituição, estão sempre alinhados às demandas do mercado.
Por exemplo, conforme dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mais de 90% das companhias preferem contratar egressos formados pela instituição.
Além da formação técnica, o Senai realiza cursos e treinamentos dentro das próprias empresas, por meio de unidades fixas ou das 5 unidades móveis. O serviço, que deve ser solicitado pelas indústrias, busca atender as necessidades técnicas e estratégicas que são apresentadas.
Algumas áreas de ensino técnico e profissionalizante Senai Ceará
- Alimentos e bebidas
- Automação e eletroeletrônica
- Construção civil
- Energias renováveis
- Tecnologia da Informação
- Segurança do trabalho
Diferenciais
- 315 laboratórios e ambientes de simulação industrial
- Alta taxa de empregabilidade (mais de 90%)
- Cursos personalizados dentro das empresas
Destaca-se ainda que o Senai também participa de programas de Jovens Aprendizes e está à frente de políticas públicas e ações de inclusão social, como o Programa Senai de Ações Inclusivas (Psai), que atende mulheres, pessoas com deficiência e populações em vulnerabilidade.
Na fronteira das energias renováveis, a instituição é um dos protagonistas na transição energética brasileira, com 49 cursos na área de segurança do trabalho, 17 cursos em energias renováveis e mais de 38 mil profissionais qualificados entre 2019 e 2024.
Além disso, em parceria com grandes empresas e instituições, possui o Centro de Excelência em Transição Energética Prof. Jurandir Picanço, o mais moderno do país, na Barra do Ceará, e também participa do Projeto H-TEC, voltado à formação de mais de 11 mil profissionais até 2026 para o setor de hidrogênio verde e energias limpas.
Centro de Excelência em Transição Energética Prof. Jurandir Picanço – Barra do Ceará:
- Referência nacional em energias limpas
- 49 cursos em segurança do trabalho
- 17 cursos em energias renováveis
- 38 mil profissionais formados (2019–2024)
- Projeto H-TEC: capacitação de 11 mil profissionais até 2026
Na área da inovação, ressalta-se a atuação do Instituto Sesi Senai de Tecnologia Professor Ariosto Holanda (IST), em Maracanaú. O espaço, que já atendeu mais de 2.500 empresas e possui mais de 534 serviços, abriga laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, um HUB de Inovação e um Habitat de Inovação, sendo referência em pesquisa aplicada e no desenvolvimento de tecnologias industriais de ponta.